terça-feira, 11 de novembro de 2008

xo População xo

A população da Oceania é de, aproximadamente 30.018.000, de habitantes. O continente é pouco povoado, devido, principalmente à seus aspectos naturais, como o clima. A população distribui-se de forma irregular pelo território. Cerca de 75% desta população habita em cidades, enquanto somente 25 % mora na zona rural. No que diz respeito ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) a Nova Zelândia fica em 14º lugar. Os povos nativos representam hoje 1,5% da população da Austrália e 15% da Nova Zelândia. Cerca de 64% da população vive na Austrália e 28% na Nova Zelândia ou Papua Nova Guiné.

A população da Oceania se constitui de caucasianos, aborígenes e asiáticos, sendo o grupo dos caucasianos predominante em todo o continente devido ao processo de colonização, bastante tardio por sinal. A colonização da Oceania se iniciou de fato, apenas em 1779 quando os presos ingleses começaram a ser enviados ao local para cumprir suas penas.
A Austrália é um país de imigrantes, sendo 23,1% da sua população formada por estrangeiros.

A maior parte da população é descendente de imigrantes ingleses e irlandeses que se mudaram para o País nos séculos XIX e XX. Isso acontece porque o crescimento vegetativo da população é muito baixo, pois o número de nascimentos é cada vez menor, e o governo atrai imigrantes, em virtude da sua reduzida população. Importantes grupos étnicos minoritários incluem chineses, vietnamitas, italianos, gregos e alemães. A população aborígene está restrita a 366.436 indivíduos, representando menos de 1% da população australiana.

Em algumas ilhas e em trechos dos litorais da Austrália, Sydney e Melbourne, e da Nova Zelândia, ilha do norte, encontram-se altas densidades demográficas, cerca de trezentos a trezentos e cinquenta habitantes por quilômetro quadrado. Nas áreas desérticas da parte central da Austrália, o número de habitantes é muito reduzido, menos de um habitante por quilômetro quadrado.

Na composição étnica predominam os brancos, descendentes dos colonizadores. Na Micronésia, na Polinésia e na Melanésia é grande o número de malaio-polinésios.

A Austrália conta também com aproximadamente 120 mil aborígines (nativos). Uma característica importante da população australiana é o grande número de imigrantes. Atualmente, de cada três cidadãos, um é imigrante ou filho de imigrantes. Em algumas escolas, chega-se a registrar uma média de onze nacionalidades em cada sala.

Os melanésios e papuas formam o principal núcleo do grande grupo de negros da Oceania. Os primeiros, denominados negritos, são de baixa estatura e vivem em certos pontos do interior da Nova Guiné e ilhas Salomão, assim como nas Filipinas e na Malásia. Os outros, mais numerosos, são os negros oceânicos, dentre os quais se podem distinguir os melanésios propriamente ditos, de cabelo encarapinhado e dolicocéfalos, e os papuas, de cabelos ondulados e menos dolicocéfalos.
Os papuas não formam a totalidade dos povos da Nova Guiné, onde há também muitos melanésios, mas são encontrados também em Vanuatu.
Os polinésios têm pele mais clara, cabelos ondulados ou lisos, e habitam o Havaí, Taiti, Samoa e Nova Zelândia (maoris). A população de origem européia predomina na Austrália e na Nova Zelândia, e é numerosa no Havaí, na Nova Caledônia e em Papua-Nova Guiné.
Os japoneses constituem uma elevada porcentagem da população do Havaí, e os descendentes de naturais do Hindustão são majoritários em Fidji. Outros povos asiáticos, sobretudo chineses, também participam da composição étnica das ilhas da Oceania.

2 comentários:

valeria marcal disse...

nossa obrigado!!!me ajudou bastantee no trabalho

Leonardo Santana disse...

Muito obriga me ajudou muito no trabalho colocarei uma dedicatória nele para vcs